SIMPÓSIO
DIRAD promoveu o I Simpósio de Intendência em Campanha
A Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), sediada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nos dias 09 e 10/10, o I Simpósio de Intendência em Campanha. O objetivo do evento foi discutir aspectos da sustentação logística em situações de combate, com o intuito de aprimorar o suporte desdobrável da Força Aérea Brasileira (FAB), a cargo da Intendência. O Diretor da DIRAD, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca, recebeu o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, que presidiu o evento. Estiveram presentes Oficiais-Generais da FAB, do Exército Brasileiro (EB), além de autoridades civis e militares, entre outros convidados.
O evento foi dividido em duas atividades principais: um ciclo de palestras sobre Logística de Campanha e uma exposição de materiais e equipamentos de campanha de empresas convidadas.
Durante as palestras, foram discutidos temas como o Sistema de Intendência em Campanha, Planejamento Baseado em Capacidades, Logística e Mobilização Militar, Economia de Defesa, Arcabouço Conceitual para Logística de Defesa, Integridade nas Aquisições Militares e a Logística de Campanha da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.
As empresas expuseram barracas e toldos de campanha, módulos de cozinha e banheiro para desdobramento, tanques flexíveis, purificadores de água, equipamentos de cozinha, beliches de campanha e caixas para transporte de materiais, entre outros itens.
Durante o simpósio, o Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, ressaltou a importância da logística de apoio ao homem para manter a saúde física, mental e emocional dos combatentes, além de preservar o moral em ambientes operacionais. “Destaco a atuação crucial da Intendência em Campanha durante a Operação Taquari II, que forneceu, de maneira eficiente, suporte de alojamento, banho, sanitários e lavanderia às equipes de resgate, tanto civis quanto militares, durante a calamidade ocorrida na região Sul do país”, finalizou.
Fotos: DIRAD